Torre das Donzelas

Torre das Donzelas

Sinopse: Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina. Ao lado da ex-presidente da república, Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.

 

Formato: Longa-documentário

Coprodução: GNT e Canal Brasil

Onde Assistir: NOW

 

Festivais / Indicações:

  • Festival Cine Ceará (2023)
  • Semana Documental Montevidéu (Uruguai) 
  • Festival de Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa, PB)
  • 16th Festival Internacional de Cine de Oriente (FICO) (Colômbia, 2023)
  • 34ª Edição do Festival International du Film Lesbien et Féministe de Paris (França, 2022)
  • Semana de Cinema de Mulheres de Sudamerica em Paris
  • Festival Mulheres do Audiovisual (2021)
  • Mostra Elas Por Trás das Câmeras (2021)
  • International Filmmor Women’s Film Festival
  • FESCISA – San Antonio Independent Film Festival
  • 10ª Mostra Audiovisual de Petrópolis
  • Cine Encontro Querela Porto Alegre
  • Mostra Direção Nacional MST (São Paulo)
  • Indie DOC Pro Barcelona (Espanha)
  • Mostra Cine Rosa de Luxemburgo (Portugal)
  • Película Latina International Film Festival (Bélgica, 2019)
  • Ciclo Cinema e Política (Rio Grande do Sul)
  • Festival Curta O Gênero (Ceará)
  • FIC Del Mar Caribe (Venezuela)
  • Festival Planeta.Doc (Santa Catarina)
  • Mostra Ela na Tela (2019)
  • Mostra de Cinema de Vitória
  • Festival de Cinema de Justiça e Feminismo (Equador)
  • Festival Talentos Emergentes Latinoamericanos (México)
  • Festival Elas Fazem Cinema (Goiás)
  • Festival Brésil en Mouvements (Paris, França)
  • Mostra Memória e Justiça (Fortaleza, Ceará, 2019)
  • Festival du Film Francophone d’Albi
  • Porto Femme Film Festival
  • Celebração Marcha das Margaridas
  • Muestra Internacional de Cine con Perspectiva de Género
  • Festival Tenemos Que Ver – Uruguai
  • Mostra Dourados 2019
  • Amazonia.Doc
  • Caravan “Between Women Filmmakers” (México)
  • Caravan “Between Women Filmmakers” (Líbano)
  • International Documentary Film Festival MasterDoc!
  • Festival Internacional do Filme de Paris
  • FEMCINE 2018 (Chile)
  • Festival Internacional du Films de Femmes Creteil (França)
  • Festival de Havana 2018
  • Los Angeles Brazilian Film Festival 
  • Sercine Sergipe

 

Prêmios:

  • Santiago del Estero Film Fest (Argentina) – Menção Honrosa 
  • Festival do Rio – Melhor Documentário Júri Oficial; Melhor Documentário Júri Popular e Melhor Direção de Documentário (Rio de Janeiro, RJ – 2018)
  • Atlantidoc (2018) – Melhor Documentário
  • Mostra de São Paulo (2018) – Melhor Filme Júri Popular
  • Festival de Brasília (2018) – Prêmio Especial do Júri

 

Exibições:

  • 21ª Sessão Cineclube Futuro no Estação NET Botafogo (Rio de Janeiro, Brasil – 2025)
  • OcupaCine – UEMG (Belo Horizonte, Brasil – 2025)
  • Exibição na Sala Redenção-Cinema Universitário da UFRGS (Porto Alegre, Brasil – 2025)
    Cineclube Coxiponés/PROCEV da UFMT (Cuiabá, Brasil – 2025)
  • I Encontro Ética e Estética no Documentário na Faculdade de Comunicação da UFBA (Bahia, Brasil – 2025)
  • Mostra Ditadura Nunca Mais | 28th Inffinito Brazilian Film Festival (2024)
  • Mostra do Instituto Vladimir Herzog na Cinemateca Brasileira (2024)
  • Mostra de Cinema na Cinemateca Brasileira como programação paralela à exposição “Sobre Nós – Resistência Democrática no Brasil”, que apresenta um panorama histórico dos movimentos que atuaram em defesa de nossas liberdades civis entre 1964 e 2024 e celebra os 15 anos do Instituto Vladimir Herzog.
  • Muestra de Atlantidoc na Radio y Televisión Santafesina (província de Santa Fé, Argentina – 2024)
  • Mostra de Cinema Político – Escola Porto Iracema das Artes – Secult-CE (Ceará, Brasil – 2024)
  • Exibição em agosto de 2024, mês da Memória, em conjunto com diversas outras atividades articuladas no âmbito do Governo do Estado do Ceará em demarcação aos 60 anos da ditadura no Brasil.
  • Projeto Diálogos que Importam (Vitória, ES, Brasil – 2024)
  • VERdeCINE – Festival Sociambiental de Filmes (Lavras, MG – 2023)
  • Cine Por Elas (Vila Velha, ES – 2022)
  • III Mostra Diálogos Pela Equidade (2022)
  • Cine Maloka (2022)
  • 1º dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos (2021)
  • UFS Cine Vitória – Mostra de Cinema Feminino (2021)
  • Cineclube Macunaíma – ABI – Associação Brasileira de Imprensa (2021)
  • III Mostra Diálogos pela Equidade: femininos plurais – Cine Santa Tereza (Belo Horizonte, Brasil, 2021)
  • Cine Debate Crimideia – Grupo Goiano de Criminologia – UFG (Goiás, Brasil, 2020)

 

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Susanna Lira
Produzido por Susanna Lira e Tito Gomes
Produção Executiva: Nuno Godolphim e Susanna Lira
Colaboração de Roteiro: Rodrigo Hinrichsen, Muriel Alves e Michel Carvalho
Direção de Fotografia: Tiago Tambelli e Jorge Bernardo
Direção de Arte: Glauce Queiroz
Montagem: Célia Freitas, Edt e Paulo Mainhard, Edt
Trilha Original: Flavia Tygel
Som Direto: George Saldanha e Tito Gomes
Edição de Som e Mixagem: Bernardo Uzeda
Colorização: Fernando Sequeira
Coordenação de Pós: Tito Gomes
Atrizes: Elea Mercurio, Carol Patrocínio, Caroline Manchini, Denise Dietrich, Marilia Yazbek, Paloma Moreno e Scarlett Garcez
Consultoria Psicanalítica: Maria Marta Azzolini e Rodrigo Blum
1ª Assistência de Direção: Muriel Alves
2ª Assistência de Direção: Laura Cantal e Michel Carvalho
Pesquisa: Michel Carvalho, Muriel Alves, Laura Cantal e Lucas Lins e Silva
Assistência de Produção Executiva: Lívia Nunes
Consultoria (Produção): Luciana Freitas e Artur de Leos
Produção de Imagens de Arquivo: João G. Joannou
Direção de Produção: Breno Oliveira e Sabrina Bitencourt
Assistência de Produção: Willian Cardoso, Darina Freitas, Beca Furtado (Porto Alegre), Renata Canton (Porto Alegre) e Luciana Operti
Apoio Administrativo: Jéssica Fernandes e Aurora Eyer
Platô: Dedé Santos
Boy de Set: Jean Santos
Transcrição: Pilar Sla Lira, Marcos Jey e Christian Faccin
Cenografia: Helga Queiroz
Produção de Objeto: Carro Schamall
Assistência de Produção de Objeto: Mariana Palombo
Produção de Figurino: Bruno Correia
Contraregra: Tiago Zaragoza
Assistência de Contraregra: Simone Dias
Ajudante de Objeto: Seu Jorge e Peixinho
Ajudante: Laerte
Serralheiro: Gildo Santana e Pedro Rozelino
Cenotécnico: Mateus Fiorentino, Sasa Fonseca, Ezequiel Zachs, Daniel Almedinha e Willian Ivan Amaral
Ajudante de Arte: Gabriel Gomes, Raul Fernandes e Bruno da Silva
Fotografia Adicional e Câmera: Jorge Bernardo
Câmeras Adicionais: Jacques Cheuíche, Leonardo Maestrelli, Nuno Godolphim e Lívia Paschoal
1ª Assistência de Câmera: Marcelo Tavares e Leonardo Maestrilli
2ª Assistência de Câmera: Jaqueline Phelipini
Logger: Marcelo Krowczuk e Benhur Jonas
Making Of: Mohamad Ahmad Hanjoura e Juliano Moreira (Porto Alegre)
Assistência de Edição: Ítalo Rocha, Caio Humb, Pedro Reis, Bianca Yonamine e Jean Costa
Eletricista Chefe: Alexandre Henrique da Silva
Assistência de Elétrica: Carlos Eduardo Portioli, Eurico Gonçalves dos Santos, Noilson Pereira, Geneci, Junior (Porto Alegre) e Betão (Gerador)
Chefe de Maquinária: Rodolfo Amaral
Assistência de Maquinária: Ismael Oliveira de Araújo e Roberto Sang
Som Adicional: Marcio Teixeira e Gabi Bervian (Porto Alegre)
Microfonistas: Carolina Barranco e Alison Nazario
Violões, Charango, Viola da Gamba, Oud e Bouzouk: Carlos Bernardo
Piano, Rhodes, Programação e Vocais: Flavia Tygel
Engenheira de Mixagem Musical: Daniela Pastore
Estúdio de Pós Produção de Som: Aura Post
Assistência de Edição de Som: Carolina Fagundes
Artista de Foley: Felipe do Reis Magalhães
Gravação de Foley: Ian Carvalho
Atendimento: Juliana Abramo
Maquiagem: Gabi Britzki e Paula Vidal
Assistência de Maquiagem: Carla Martins, Gabriela Jovine, Marilia Martins, Raji Raji e Abraão Mathias (Porto Alegre)
Coordenação de Finalização: Tito Gomes
DCP Encoding: Tito Gomes

Date: