Desde 2004 no mercado audiovisual, a Modo Operante Produções conquistou seu espaço no desenvolvimento de filmes e séries, tanto para a TV como para o cinema, e se tornou referência quando o assunto é produção de documentários. Acumula mais de 100 prêmios em festivais de cinema do Brasil e exterior, como o Festival do Rio, Festival de Brasília, ATLANTIDOC e FEMCINE.
À frente dos projetos estão a diretora e fundadora, Susanna Lira, que traz uma filmografia com mais de 18 longa-metragens e diversos títulos de séries de canais nacionais e internacionais, e seu sócio-diretor, Tito Gomes, que também trabalha há mais 20 anos no mercado audiovisual como produtor musical, montador e designer.
Sempre movida por temas que respeitam as diferenças sociais, culturais, de gênero e, principalmente, relacionados aos direitos humanos, a Modo Operante possui diferentes projetos em seu currículo. A produtora se destaca pelo trabalho com diversos clientes renomados do mercado como: TV Globo, Globoplay, Universal Channel, Discovery Channel, BBC, Canal GNT, Canal Futura, Canal Curta!, Cinebrasil TV e FashionTV .
Entre os projetos mais renomados pela produtora estão os documentários “Fernanda Young – Foge-me ao Controle” (2024), “Nada Sobre Meu Pai” (2023), “A Mãe de Todas as Lutas” (2021) e “Torre das Donzelas” (2018). Além dos filmes, a Modo Operante produziu as novas séries “Pecados Revelados” (2023) para o GNT e “Casão – Num Jogo Sem Regras” (2022) e “Jessie & Colombo” (2023) para o Globoplay.
Com 20 anos de trajetória completados em 2024, a Modo Operante chega neste ano com as produções de seus dois primeiros longas-metragem de ficção: “Comadrio”, com gravações para o 2º semestre de 2025, e “Parte de Mim”, já em pré-produção.
TV Globo, Globoplay, Universal Channel, Discovery Channel, BBC, Canal Al Jazeera, Canal GNT, Canal Futura, Canal Curta!, Cinebrasil TV, FashionTV, TV Sesc, TV Câmara, Globo Filmes, Fundação Ford, Agência DM9, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, PNUD, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Caixa Cultural, entre outros.
NOSSA EQUIPE

Susanna Lira é cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, especializada em biopolítica criminal. É mestre em Psicanálise. Dirigiu mais de 18 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior.
Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para os principais veículos de comunicação. Possui uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival FEMCINE, no Chile em 2019; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival de Cine Independente de Mar del Plata 2016 na Argentina, com a mostra “Susanna Lira – Hasta el limite”. No Brasil, foi homenageada em 2021 com a Mostra SUSANNA LIRA, organizada pelo Infinitto Festival.

Tito Gomes é produtor de dezenas de filmes e séries de televisão. Ele também é produtor musical, montador e designer.
Atua há mais de 20 anos no mercado audiovisual. Atualmente é sócio-gerente da Modo Operante Produções Culturais, na qual coordena os projetos da empresa, e já desenvolveu projetos para cinema e televisão, com clientes como TV Brasil, MTV, Canal Brasil, GNT, Canal Futura e Al Jazeera.
EM DESTAQUE
-
POSITIVAS
Apresenta as experiências de mulheres que contraíram o vírus HIV de seus maridos ou parceiros fixos. Apesar do luto inicial e do preconceito que vem em seguida, elas nos mostram que viver com o HIV não é o fim.
VER MAIS -
UMA VISITA PARA ELIZABETH TEIXEIRA
Depois de quase 30 anos da realização de “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita a Elizabeth Teixeira, a principal personagem do filme.
VER MAIS -
DAMAS DO SAMBA
Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje.
VER MAIS -
MULHERES EM LUTA
"Mulheres em Luta" é uma série documental de cinco episódios que vai apresentar algumas das mulheres brasileiras que pegaram em armas, foram presas e também construíram suas histórias a partir de suas atitudes contrárias ao regime ditatorial.
VER MAIS -
CLARA ESTRELA
O filme narra em primeira pessoa a trajetória da cantora Clara Nunes, que conquistou o Brasil e vários países do mundo.
VER MAIS -
TORRES DAS DONZELAS
Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina. Ao lado da ex-presidente da república, Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.
VER MAIS -
ROTAS DO ÓDIO
A delegada Carolina Ramalho lidera o departamento de crimes raciais e de intolerância em São Paulo. Enquanto tenta salvar sua unidade, ela luta contra uma violenta facção.
VER MAIS -
SUPERBONITA
As mulheres querem se sentir bonitas sendo quem são, de cara limpa ou super montadas. Querem encontrar a melhor versão de si mesmas, a versão que mais gostam. O programa traz um olhar descontraído sobre essa mulher em redescoberta.
VER MAIS -
A MÃE DE TODAS AS LUTAS
Uma narrativa que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão na frente da luta pela terra no Brasil.
VER MAIS -
CASÃO - NUM JOGO SEM REGRAS
Através de depoimentos explosivos e animações psicodélicas, “Casão - Num Jogo Sem Regras” navega cronologicamente, ao som de muito rock, pela história de Walter Casagrande Jr.
VER MAIS -
JESSIE & COLOMBO
Uma história de amor e revolução contada através de cartas escritas por um casal nos porões da Ditadura. Os laços afetivos amarram passado e presente de duas famílias oprimidas.
VER MAIS -
NADA SOBRE MEU PAI
“Nada Sobre Meu Pai” revela a busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu. Filha de um jovem guerrilheiro equatoriano que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 70, ela vai até Quito, terra natal do pai e expõe sua história para dezenas de veículos da imprensa equatoriana.
VER MAIS -
Fernanda Young - Foge-me ao Controle
De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.
VER MAIS