La directora brasileña Susanna Lira estrena su film en el MARFICI

La tercera jornada del MARFICI incluye diversas propuestas entre las que se encuentra el estreno mundial de la película “Mataram nossos filhos”, a las 20.15 en la Sala Melany. La proyección contará con la presencia de la directora, Susanna Lira.

“Não saia hoje” es un consejo que varias madres daban a sus hijos en mayo de 2006. Por desgracia, muchos de ellos tuvieron que salir de casa y ellas no pudieron protegerlos de la violencia de los denominados “Crimes de maio”, una serie de 493 asesinatos de civiles en la región metropolitana de São Paulo, promovida por grupos paramilitares relacionados con la policía militar. La película construye una narrativa poética acerca del luto, de la lucha y la esperanza de esas mujeres que fueron alejadas precozmente de la convivencia con sus hijos y ahora luchan para que no se repitan sus historias.

link

Os filmes “Levante!” e “Apátridas” finalistas no Prêmios TAL 2016!

 

 

É com muita alegria que anunciamos que o Canal Futura é finalista em 6 categorias dos Prêmios TAL! Organizado pela Televisão América Latina (TAL), o festival reconhece e promove a excelência e a qualidade na produção de conteúdos realizados por emissoras públicas e culturais do continente. Confira abaixo os conteúdos selecionados e suas respectivas categorias:

Levante!: Melhor Documentário Unitário

A Incrível Expedição ao Mundo Selvagem de APF, 11 Anos: Melhor Unitário de Ficção

Garagem Maker: Melhor Microprograma

Diz AÍ – Amazônida: Melhor produção de Relevância Social

Apátridas (Sala de Notícias) – Melhor Programa Jornalístico

Projeto Crescer sem Violência: Grande Destaque

link

O filme “Não Saia Hoje” está disponível no site do Canal Futura.

 

 

“Não Saia Hoje” é um conselho que várias mães disseram aos seus filhos em maio de 2006. Infelizmente, muitos deles precisaram sair de casa e elas não puderam protegê-los da violência dos chamados Crimes de Maio. Dirigido por Susanna Lira, o filme constrói uma narrativa poética acerca do luto, da luta e esperança dessas mulheres que foram apartadas precocemente do convívio com seus filhos e hoje batalham para que suas histórias não se repitam.

link para o filme 

Matéria no site Cultura Digital sobre o filme “Não Saia Hoje”.

As Mães de Maio

Acabo de assistir no canal Futura um grande exemplo do cinema atual brasileiro: “Não Saia Hoje”, de Susanna Lira (2016) militante, denso, atuante sôbre o nascimento e o crescimento do movimento das mães que tiveram seus filhos assassinados hà dez anos em Santos pela policia militar.

Os relatos das mães e do pai os inùmeros eventos suas iniciativas de partilharem umas com as outras a sua dôr e a sua busca de justiça como todos nòs sabemos impunemente escondida pela repressão do poder de estado.

Abatidas mas sem se deixarem abater incansàveis exemplares em despertar em nòs nossos mais preciosos sentimentos de comoção quando as vemos dia apòs dia seguirem todos os passos para não permitirem o esquecimento e abandono de seus filhos mortos a tiros pela brutalidade oficial ainda mais terrìvel porque armada autorizada e acobertada pelo estado.

Fique a mensagem não se pode tolerar a existência de tais tragédias em lugar algum a pretexto algum no convìvio de sociedade alguma. Um filme de profunda tristeza mas que nos obriga a seguir o sentimento destas mães guerreiras. È sò um filme mas que cumpre o que melhor pode o nosso cinema.

link

Her Story – A Revolução Feminina

image001
Nós sempre nos orgulhamos de produzir conteúdo que trouxesse à luz discussões sobre os direitos humanos, sobre os direitos das minorias, sobre o preconceito, sobre as histórias veladasde tantas pessoas em nosso país e no mundo.

Dando continuidade a esse trabalho, estamos muito felizes de poder anunciar a nova série da BBC, chamada “Her Story”.
A série aborda sob diversas perspectivas o papel da mulher na nossa sociedade atual, seus desafios e vitórias.

A Modo Operante foi responsável pelo episódio filmado no Brasil, que acompanha o dia a dia de Joenia Wapixana, a primeira mulher indígena a se formar em direito e que luta pelos povos indígenas e seu direito à terra. Uma inspiração que nos faz seguir em frente!

Matéria sobre o filme “Clodoaldo Silva: o tubarão das piscinas” no site APNEN NOVA ODESSA.

         
O ano mais importante da história do esporte paralímpico no Brasil, quando serão realizados os Jogos pela primeira vez na América do Sul, começa com um filme que é imperdível para quem é apaixonado por esportes. Nesta quarta-feira, 13, às 22h, a ESPN internacional irá exibir o documentário “Clodoaldo Silva – O tubarão das piscinas”, que conta a trajetória do maior ídolo do esporte paralímpico no Brasil.
O documentário é fruto do trabalho de acompanhamento da vida do atleta desde 2011. Vários momentos marcantes da vida do Clodoaldo Silva foram registrados, desde a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011, a preparação para os Jogos Paralímpicos de Londres em Sierra Nevada, na Espanha, e em Manchester, na Inglaterra, passando pelo nascimento da sua filha, Anita, no Rio de Janeiro. O filme aborda também a mudança na classificação funcional que transformou a carreira e a vida de Clodoaldo, além de mostrar o caminho do nadador rumo ao sucesso dentro e fora d’água e a preparação para a despedida histórica nos Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Produzido pela Modo Operante Produções, o filme tem direção de André Baseggio e Susanna Lira e a produção de Gustavo Carvalho. O documentário foi aprovado no edital de 2014 do projeto “Memória do Esporte Olímpico”, que tem patrocínio da Petrobras, ESPN e EBrasil Energia, e apoio da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/Minc) e Cinemateca Brasileira, além de ter o apoio institucional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

Matéria sobre o filme “Clodoaldo Silva: o tubarão das piscinas” no site ANDEF.

 

Imagem da Sede vista de cima

O ano mais importante da história do esporte paralímpico no Brasil, quando serão realizados os Jogos pela primeira vez na América do Sul, começa com um filme que é imperdível para quem é apaixonado por esportes. Nesta quarta-feira (13/01), às 22 horas, a ESPN internacional irá exibir o documentário “Clodoaldo Silva – O tubarão das piscinas”, que conta a trajetória do maior ídolo do esporte paralímpico no Brasil, em todos os tempos.

O documentário é fruto do trabalho de acompanhamento da vida do atleta feito desde 2011 pela equipe do filme. Vários momentos marcantes da vida do Clodoaldo Silva foram registrados, desde a disputa dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara 2011, a participação para os Jogos Paralímpicos de Londres em Sierra Nevada, na Espanha e em Manchester, na Inglaterra, passando pelo nascimento da sua filha Anita, no Rio de Janeiro, além de abordar a mudança na classificação funcional que mudou a carreira e a vida do Clodoaldo. O filme mostra o caminho do nadador rumo ao sucesso dentro e fora d’água, traçando um paralelo entre a preparação da despedida histórica nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Produzido pela Modo Operante Produções, o filme tem direção de André Baseggio e Susanna Lira e a produção de Gustavo Carvalho. O documentário foi aprovado no edital de 2014 do projeto “Memória do Esporte Olímpico”, que tem patrocínio da Petrobras, ESPN e EBrasil Energia e apoio da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/Minc) e Cinemateca Brasileira, além de ter o apoio institucional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

O projeto Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro é uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e a ESPN. Produzida desde 2012, a série está em sua 4ª temporada e já teve mais de 30 episódios, fazendo o resgate e o registro de algumas das páginas mais importantes da história do esporte nacional, além de contribuir para o fomento da produção audiovisual independente no país.

Confira os horários de exibição do episódio “Clodoaldo – O Tubarão das Piscinas”:

13/01 – 22h | ESPN (inédito)

15/01 – 19h | ESPN (reprise)

18/01 – 02h15 | ESPN Brasil (reprise)

19/01 – 16h30 | ESPN (reprise)

20/01 – 03h30 | ESPN Brasil (reprise)

21/01 – 02h30 | ESPN Brasil (reprise)

 

 

 

link

“Mãos de Vento e Olhos de dentro”

 

 

Nosso filme “Mãos de vento e Olhos de dentro” selecionado para a Mostra infantil da 3ª Mostra de Cinema de Gostoso! A mostra este ano ocorrerá de 13 a 17 de novembro de 2015, na cidade de São Miguel do Gostoso (RN).

Confira a sinopse:

Mãos de Vento e Olhos de Dentro é um filme sobre a amizade entre Lia, uma menina cega e Tico, um menino solitário e cheio de imaginação. Eles adoram brincar de ver desenho em nuvem, e, juntos, iniciam uma jornada de aventura com muita diversão pelo mundo infantil da fantasia.